Ícone Whatsapp

Fiz acordo, paguei e continuo com o nome negativado. O que faço?

17 de março de 2024

Fechou um acordo de renegociação de dívida, começou a quitar e, depois de cinco dias úteis da confirmação do pagamento, seu nome continua negativado?

Isso pode significar que você possui alguma outra pendência em seu CPF. Apesar de frustrante, já que houve um esforço para se organizar para quitar, essa situação é comum e pode ser resolvida em alguns passos.

Continue a leitura e entenda porque o seu nome continua sujo mesmo depois de uma renegociação de dívida. Aprenda, também, o que fazer nessa situação, como regularizar o seu CPF e como a Recovery pode ajudar você durante todo esse processo.

 

Por que meu nome continua negativado mesmo depois do pagamento da dívida?​

Existem algumas razões pelas quais seu nome pode continuar no Serasa mesmo depois de você ter pago uma dívida. A seguir, listamos as mais comuns. Veja se você se enquadra em alguma dessas situações.

1. Atraso na atualização das informações ou erro na comunicação

Às vezes, pode levar algum tempo para que a empresa credora comunique o pagamento da dívida ao Serasa/SPC ou direcione a dívida para uma empresa especializada, como a Recovery. Nesse caso, é possível que seu nome ainda conste como devedor até que a informação seja atualizada. Outra possibilidade é que tenha havido um problema técnico ou no processo de envio das informações. Na dúvida, entre em contato com a empresa com a qual negociou para entender o que pode ter acontecido.

2. Dívidas relacionadas a outros credores

Se você possui débitos em aberto com diferentes credores, o pagamento de uma dívida pode não refletir diretamente em sua situação no Serasa.  Isso porque, para que seu nome volte a ficar limpo, é necessário quitar todas as dívidas que estão em aberto em seu CPF. A dica é listar todas as dívidas e, então, renegociação cada uma delas com os credores. Você pode consultar o seu CPF gratuitamente em nosso site para saber quais das dívidas estão sob gestão da Recovery e renegociar com ótimos descontos!

3. Restrições adicionais

Mesmo que você tenha pago uma dívida, o Serasa pode registrar outras restrições relacionadas ao seu histórico de crédito, como protestos, falências ou ações judiciais.  Essas restrições podem permanecer mesmo após o pagamento da dívida original.

É importante entrar em contato com a empresa credora para obter informações sobre a atualização do seu status de pagamento. Além disso, é recomendado acompanhar regularmente seu histórico de crédito e entrar em contato com o Serasa para garantir que todas as informações estejam corretas e atualizadas.

 

Como verificar se o nome continua negativado

Quer saber se o seu nome continua negativado mesmo depois de pagar uma dívida? Para isso, é preciso consultar o seu CPF nos principais birôs de crédito do país: Serasa, Boa Vista, SPC Brasil e Quod. Siga os passos abaixo e verifique a sua situação:

1. Acesse o site do Serasa e procure pela opção de “Consulta CPF” ou “Consulta grátis”.

2. Informe o seu CPF e preencha os dados solicitados para criar uma conta ou fazer login, caso você já possua uma.

3. Após fazer login, você terá acesso ao seu painel, onde poderá verificar se existem pendências financeiras em seu nome.

4. Caso haja alguma restrição, você poderá visualizar as informações detalhadas sobre a dívida, como o valor, o nome do credor e a data de vencimento.

5. Caso não haja nenhuma restrição, isso significa que o seu nome não está negativado na Serasa.

Lembrando que o Serasa oferece diferentes opções de consulta, algumas gratuitas e outras pagas. Verifique as opções disponíveis e escolha aquela que atende às suas necessidades.

E se você está buscando mais descontos para conseguir quitar o que deve com parcelas que entram no seu orçamento, não deixe de conferir o seu CPF com a Recovery. Você pode conseguir até 99% de desconto e negociar parcelas a partir de R$50, tudo isso de forma online e segura.

 

O que fazer se o nome continuar negativado mesmo após o pagamento da dívida

Se você renegociou uma dívida e mesmo depois de 5 dias úteis contados a partir da confirmação do pagamento o seu nome continua negativado? É hora de entender o que pode estar mantendo essa restrição.

O primeiro passo é consultar o seu CPF nos principais birôs de crédito listados acima ou no Registrato, para ver se há alguma outra pendência em seu CPF. Isso porque o seu nome só fica limpo se a pessoa não tiver nenhuma outra dívida relacionada ao seu CPF.

Se, nessa consulta, você encontrar outras dívidas em seu nome, anote a origem da pendência e, também, o valor. Com isso em mãos, você pode renegociar os débitos que ainda possui para limpar o seu nome de vez e voltar para o azul.

Se este não for o caso e você não encontrar nenhuma outra pendência em seu CPF, é importante entrar em contato diretamente com a empresa credora para entender se houve algum erro técnico ou atraso no envio das informações sobre seu pagamento. Envie os comprovantes de pagamento, juntamente com uma solicitação formal para a remoção do seu nome no órgão de proteção ao crédito. 

Caso o seu nome continue sujo e a empresa não resolva o problema, você pode buscar auxílio de um advogado ou órgãos de defesa do consumidor, como o Procon da sua cidade, para tomar as medidas legais necessárias.

 

Quais as consequência de ter o nome negativado

Ter o nome negativado pode ter diversas consequências, seja na vida pessoal ou até profissional. Algumas delas incluem:

  • Dificuldade em obter crédito
  • Restrições para realizar compras a prazo
  • Restrições para realizar financiamentos
  • Dificuldade em alugar imóveis, entre outras restrições comerciais
  • Insônia, ansiedade, depressão
  • Queda na produtividade no trabalho

Além disso, ter o nome negativado pode afetar a reputação financeira e dificultar futuras negociações.

 

Como evitar ter o nome negativado

Para evitar ter o nome negativado, é importante manter as finanças em ordem e cumprir com as obrigações financeiras. Isso significa:

Além disso, é importante acompanhar regularmente o seu histórico de crédito e verificar se há alguma pendência ou informação incorreta que possa levar ao nome negativado.

Agora que você sabe a resposta para esse questionamento, saiba que pode contar com os especialistas da Recovery para quitar as suas dívidas com descontos especiais.

Se a sua dívida estiver conosco, é possível receber até 99% de desconto e negociar parcelas de R$50 para quitar o que você deve. Para isso, clique aqui e consulte o seu CPF com a Recovery. Renegociar com a gente é rápido, prático e seguro!