Ícone Whatsapp
Dívida negativada: o que é, suas consequências e como pagar

Dívida negativada: o que é, suas consequências e como pagar

19 de janeiro de 2024

Você sabe o que é dívida negativada? Ela acontece quando você tem uma dívida inadimplida que acaba sendo inscrita nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, por exemplo. 

É importante entender qual a diferença entre dívida negativada e dívida atrasada, pois ambas têm consequências diferentes para o CPF ou CNPJ do devedor.

Para ajudar você a entender a diferença e fazer a renegociação de dívida negativada, preparamos este conteúdo. Acompanhe!

 

O que é a dívida negativada?

Dívida negativada é quando a pessoa tem o seu nome incluso em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, Boa Vista e SPC. 

Isso acontece depois de algum tempo que o pagamento de uma conta está atrasado.

Assim, o credor da dívida aciona um ou mais órgão de proteção ao crédito (Serasa, SPC Brasil, etc.) para incluir o nome do devedor como negativado.

 

Qual a principal diferença entre dívida negativada e dívida atrasada

É comum confundir os termos dívida atrasada e dívida negativada. No entanto, eles ocorrem em momentos diferentes.

A dívida atrasada ocorre quando o cidadão paga após a data de vencimento. 

Por exemplo, a conta de luz venceu no dia 20, e o pagamento foi feito no dia 29 do mês.

Assim, uma conta pode atrasar, mas pode não estar negativada ainda.

A dívida negativada, por sua vez, é uma dívida atrasada que já foi levada a registro nos órgãos de proteção ao crédito pelo credor, que são empresas que registram os dados de pagamentos das pessoas.

Portanto, uma dívida negativada necessariamente será uma dívida atrasada. No entanto, nem toda dívida atrasada está negativada.

 

Como consultar dívida negativada

Para consultar dívida negativada, você pode utilizar serviços de proteção ao crédito, como Serasa Experian, Boa Vista e SPC Brasil.

Essas empresas disponibilizam plataformas online que possibilitam verificar seu histórico de crédito, identificar pendências financeiras e entender quais instituições registraram informações negativas.

 

Quanto tempo dura uma dívida negativada

De modo geral, a dívida negativada permanece nos birôs de crédito por até cinco anos.

Caso não tenha sido efetuado o pagamento da dívida, após esse período, a mesma é excluída do histórico do consumidor, mas não deixa de existir. Isso significa que os credores podem continuar fazendo as cobranças de forma extrajudicial, mas não mais de forma judicial.

 

Como pagar uma dívida negativada?

A melhor forma de retirar sua negativação é negociar a dívida.

Confira aqui se você possui dívida com a Recovery e renegocie conseguindo efetuar o pagamento de forma parcelada e obtendo descontos de até 99%. 

Se sua dívida não estiver sob nossa gestão, você deve entrar em contato com os credores e oferecer um acordo, com uma forma de pagamento que caiba no seu bolso.

Dependendo da empresa, você pode escolher pagar à vista ou parcelar o que deve, em parcelas sem juros. 

 

Quais as consequências em ter uma dívida negativada?

Quando o assunto é dívida negativada, o cenário mais comum é ter o CPF incluído nos órgãos de proteção ao crédito.

Isso acontece depois de tentativas das empresas credoras em negociar a dívida.

Uma das principais consequências em ter o CPF negativado é ter uma maior dificuldade em aprovar crédito junto às instituições financeiras como em casos de financiamentos e empréstimos.

 

O que fazer quando o nome continua negativado mesmo após o pagamento da dívida

Se o nome continua negativado mesmo após o pagamento da dívida, é aconselhável obter comprovantes de pagamento, como recibos e comprovantes bancários.

Em seguida, entre em contato com a instituição credora e solicite a atualização da informação nos órgãos de proteção ao crédito. Se o problema persistir, busque orientação jurídica.

 

Como evitar que a dívida fique negativada

Para evitar que uma dívida fique negativada, é importante manter um controle rigoroso de seus gastos.

Para isso, elabore um orçamento realista e priorize dívidas com juros maiores. Também é importante estar atento(a) aos prazos de pagamento de contas e empréstimos, buscando sempre honrar os compromissos dentro do prazo estabelecido.

Em caso de dificuldades financeiras, busque negociar condições de pagamento acessíveis com os credores antes que a situação se agrave.

 

A dívida negativada pode prescrever? 

Sim, a dívida negativada pode prescrever após cinco anos da data do atraso do pagamento.

Após esse período, caso não tenha sido pago pelo credor, ela é removida dos órgãos de proteção ao crédito.

Uma informação importante é que, caso haja o pagamento pelo credor anteriormente ao período de 5 anos, a dívida deixará de estar registrada nos órgãos de proteção ao crédito, no prazo previsto em lei.

Agora que você sabe o que é dívida negativada e como pagá-las, aproveite para renegociar o que deve com até 99% de desconto e parcelas que cabem no seu orçamento. Clique aqui e consulte o seu CPF na Recovery.