Ícone Whatsapp
IPVA 2024: valores e as consequências de faltar o pagamento

IPVA 2024: valores, prazos e consequências de faltar o pagamento

22 de maio de 2024

Todo início de ano é preciso arcar com uma série de custos: matrícula da escola das crianças, IPTU, IPVA 2024 e outras obrigações.

Com tantas despesas, o jeito é se organizar e, se for o caso, parcelar o que for possível para que a situação não pese ainda mais no orçamento familiar, dando margem para o endividamento.

Para ajudar você a organizar o seu orçamento familiar no pagamento do IPVA 2024, preparamos esse conteúdo com informações atualizadas de valores dessa taxa.  Acompanhe até o final!

 

O que é IPVA e quem deve pagar

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo estadual que deve ser pago por todos aqueles que possuem veículos próprios.

Isso quer dizer que, caso você possua motocicletas, carros, vans, caminhões, entre outros, deve se programar para desembolsar o valor todos os anos por determinado período.  

O IPVA pode ser pago em cota única, caso você tenha separado o valor para isso. Também é possível pagar parcelado, conforme determinação de cada estado.

Os recursos arrecadados são divididos pela metade entre o estado e o município em que o veículo está registrado. 

Os órgãos públicos responsáveis podem utilizar os recursos como quiserem, sendo que o objetivo inicial da cobrança era garantir a expansão e conservação das rodovias.

 

Qual o valor do IPVA 2024

O valor do IPVA 2024 depende do modelo e ano de fabricação do veículo. Além disso, os valores ainda podem variar de acordo com o estado onde o veículo foi registrado e matriculado.  

A base de cálculo do IPVA é baseado na tabela FIPE (Tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e estabelecido pelo governo de cada estado.

As alíquotas de cobrança do IPVA podem variar de 1% a 4% de estado para estado, portanto é indicado conferir qual taxa se aplica na sua região.

Para veículos registrados em São Paulo, por exemplo, as taxas continuam as mesmas:

  • 4% para veículos de passeio;
  • 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado;
  • 1,5% para caminhões;
  • 1% para os veículos de locadoras.

Confira também este artigo sobre negociação de carro com o nome sujo!

 

Como consultar o IPVA 2024

Para consultar o IPVA 2024 e emitir a guia de pagamento, é necessário entrar no site da SeFaz (Secretaria de Fazenda) do estado onde o veículo foi registrado ou baixar o aplicativo IPVA 2024.

Ainda é possível consultar o valor do IPVA 2024 pelo site do Detran de cada estado. Basta inserir a placa do veículo para acessar todos os débitos.

 

Quem pode ser isento de pagar o IPVA 2024

Cada estado tem as suas próprias normas para a isenção do IPVA 2024.

De modo geral, podem se isentar do pagamento do imposto:

  • pessoas com deficiência e doenças graves;
  • empresas concessionárias de serviço público de transporte coletivo;
  • veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas;
  • táxis de propriedade de motoristas profissionais autônomos;
  • embarcações com motor de potência inferior a 25 HP;
  • carros híbridos e elétricos;
  • veículos a serviço dos municípios, estados e união.

Alguns estados ainda podem promover a isenção do pagamento do IPVA 2024 para aqueles proprietários de veículos com muito tempo de uso.

Para saber se o seu veículo é isento, basta consultar alguns dos canais já mencionados.

Leia neste artigo qual o Score ideal para financiar veículo!

 

Calendário IPVA 2024

Para consultar o calendário de IPVA 2024 você deve ficar atento às informações disponíveis nos sites do Detran ou da Secretaria de Fazenda de sua região.

Em São Paulo, por exemplo, o início do pagamento do IPVA começou em 11 de janeiro.

A data vale para aqueles que optaram pelo pagamento integral à vista ou pela primeira parcela.

Para quem escolher o pagamento à vista, há um desconto de 6%, e o parcelamento pode ser realizado em até 5 vezes.

 

Como pagar o IPVA 2024

Cada estado possui seus próprios critérios para o pagamento do IPVA. Em alguns lugares, como São Paulo e Acre, você já pode pagar o imposto utilizando o Pix.

Por outro lado, em estados como o Rio de Janeiro, por exemplo, é possível realizar o pagamento por meio da Guia de Regularização de Débito (GRD). O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária.

As alternativas de parcelamento também variam de acordo com a região, e descontos para pagamentos à vista podem atingir até 10%, como é o caso do Ceará.

O que acontece se não pagar a taxa

Deixar de pagar o IPVA 2024 não é uma boa ideia, já que o proprietário do veículo fica passível de multa e inscrição do nome na dívida ativa. 

Quem não pagar o imposto também poderá ser impedido de realizar o licenciamento do automóvel e, neste caso, o veículo pode ser apreendido. O proprietário ainda deve pagar multa e soma 7 pontos na sua carteira de motorista.

Entendeu como consultar o valor do IPVA 2024 e as datas de pagamento? E se você tem dívidas abertas, clique aqui e confira se a sua dívida está com a Recovery. Conosco, você pode renegociar o que deve ganhando até 99% de desconto e parcelas que cabem no bolso.