Ícone Whatsapp
Dicas de especialistas para se dar bem na entrevista de emprego 

Dicas de especialistas para se dar bem na entrevista de emprego 

25 de julho de 2024

Se você está em busca de trabalho e quer garantir a vaga para a qual está se candidatando, é fundamental se preparar para a entrevista de emprego. Para ajudar você nesse momento, conversamos com especialistas de recrutamento e seleção, que trouxeram dicas práticas para se dar bem na entrevista de emprego e ser notado pela empresa. Continue a leitura e saiba mais! 

 

Currículo: a primeira impressão do candidato

O currículo é o primeiro contato que uma empresa terá com você e faz toda a diferença no processo de seleção. Por isso, ele deve ser bem organizado e trazer as principais informações sobre sua formação e carreira, de forma clara e enxuta. 

“Usar tópicos pode tornar a leitura do documento mais dinâmica e, como muitas vezes os recrutadores recorrem a filtros para selecionar os currículos na base de dados, o uso de palavras-chave das funções exercidas em empregos anteriores, certificações e habilidades técnicas pode ser muito interessante”, destaca Isabela Bueno, gerente sênior da Michael Page, empresa de recrutamento focada em média e alta gerência. 

Ainda que não exista um modelo correto para um bom currículo, o ideal é que ele não passe de uma página, privilegiando as informações que fazem sentido para a vaga que você está se candidatando. De acordo com Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, uma boa ideia é adaptar o currículo para cada processo seletivo.  

“Você deve observar, dentro de sua experiência profissional, quais atividades mostram sua aptidão ao trabalho em questão. Vale editar o currículo antes de se candidatar a cada oportunidade, assim, as informações mais relevantes chegarão ao recrutador e facilitarão a escolha do candidato”, afirma.  

   

Como se preparar para o dia da entrevista

Uma vez selecionado para a entrevista de emprego, é importante manter a calma e se preparar. “A entrevista de emprego é uma conversa. O recrutador já conhece um pouco do seu perfil, porque você já enviou seu currículo para ele, e é interessante que você também conheça o outro lado”, sugere Ana Prado. 

Para isso, pesquise um pouco mais sobre a empresa e a posição para a qual você está se candidatando. Isso vai mostrar que você está interessado e vai ajudar você a tirar dúvidas durante a entrevista de emprego, caso as tenha.  

“Quanto mais informação o candidato tiver em relação à vaga e à empresa, mais conseguirá se preparar e chegará na entrevista muito mais seguro. Estudar o histórico e o momento da empresa é fundamental. Esse tipo de informação pode ser encontrado no site da empresa, mas também em notícias que ela tenha sido mencionada, LinkedIn, etc”, indica Isabela Bueno.  

Outro ponto importante: além de saber mais sobre a empresa, essa pesquisa pode ajudar você a entender quais pontos da sua trajetória profissional são mais ou menos relevantes para a vaga. 

Para essa pesquisa, Ana Prado também indica buscar a avaliação de ex-colaboradores da empresa, em ferramentas como o Infojobs Advisor. “Assim, você pode conhecer um pouco sobre a cultura organizacional da empresa e ver se os valores estão alinhados aos seus”, explica. Por fim, vale pesquisar também sobre a pessoa que irá conduzir a entrevista.  

“Isso permitirá saber qual a função da pessoa na empresa, conhecer um pouco do histórico do profissional. Assim, é possível ter uma ideia de qual será o direcionamento e foco da conversa, além de dar um pouco mais de segurança, uma vez que o candidato já terá uma ideia da pessoa com quem falará”, diz Isabela. 

 

Como se dar bem na entrevista de emprego

É comum se sentir ansioso ou apreensivo durante uma entrevista de emprego. Para tentar manter a calma e levar esse momento como uma conversa leve, respire fundo e organize as ideias antes de falar. Ana Prado e Isabela Bueno elencaram algumas dicas de bons comportamentos em uma entrevista de emprego: 

  • O recrutador avalia não só as respostas, mas todo o comportamento na entrevista. Seja pontual e tome cuidado com o tom de voz e a postura durante a conversa. 
  • Mantenha um ritmo de fala calmo. Se estiver nervoso, é possível usar técnicas de respiração para diminuir a adrenalina e adequar o ritmo da fala. 
  • Autoconhecimento é muito importante. Isso significa valorizar suas potências, mas também ter consciência de aspectos que precisam ser melhorados. Mostre estratégias que estão sendo colocadas em prática para desenvolver tal habilidade, seja ela técnica ou comportamental. 
  • Além de descrever a trajetória profissional e pessoal, traga exemplos práticos para garantir que o interlocutor compreenda exatamente o que está sendo dito.  
  • Estruture o pensamento. Para isso, você pode usar o método STAR, que propõe que você conte sua experiência seguindo as seguintes etapas: situação, tarefa, ações e resultados. É uma boa maneira de construir um pensamento lógico para relatar uma vivência de trabalho. 
  • Faça perguntas pertinentes. Um candidato que conhece a organização e se interessa em entender mais sobre os processos e o dia a dia do setor que deseja ingressar também pode ser um destaque.  

Para quem não possui experiência de trabalho, aqui vão algumas dicas extras:  

  • Toda experiência é válida, mesmo que não seja profissional. Falar sobre as experiências acadêmicas que contribuíram para a formação é uma ótima maneira de demonstrar as qualificações mais técnicas para a vaga. 
  • Experiências pessoais como trabalho voluntário, viagens, prática de esportes e hobbies também são conteúdos interessantes a serem mencionados na entrevista. O importante é conseguir transparecer suas principais habilidades e competências através dessas vivências. 
  • Todo recrutador sabe que experiência se conquista por meio da oportunidade, por isso deixe claro seus objetivos, o interesse em aprender e contribuir com a empresa.

 

Comportamentos que devem ser evitados durante a entrevista

“Um dos principais erros durante a entrevista é fugir dos assuntos e enrolar para responder. Isso demonstra falta de transparência e o recrutador pode achar que o candidato está mentindo”, afirma Ana Prado.  

 Isabela Bueno complementa: “Tratar todas as entrevistas da mesma forma não é uma boa estratégia também. Cada entrevista deve ser tomada como única e demanda uma preparação prévia para saber o que deve ser mais abordado, o que explorar com mais intensidade.” 

 

Fui contratado. Como encarar a avaliação de desempenho?

Algumas empresas apostam na avaliação de desempenho para analisar como está a sua performance ou a de um time na empresa. Ela pode ser feita de forma periódica – por exemplo, a cada seis meses – ou quando a empresa sentir necessidade, e deve ser um retrato do que foi feito no período avaliado. Por isso, ter exemplos práticos das atividades realizadas é muito importante nessa hora.  

“O problema é que muitas vezes as pessoas esquecem de tudo o que foi feito no período. Uma dica é anotar ao longo do ano/semestre situações em que você foi bem avaliado, atingiu bons resultados e aquelas em que teve dificuldades, mas tenha conseguido contornar e se desenvolver”, explica Isabela Bueno.  

Esse é o momento, também, para refletir sobre o que deu certo e o que pode ser melhorado em sua performance ou no time. “É importante não focar apenas nos feedbacks negativos, mas também nos positivos. Muitas vezes esquecemos de valorizar o que está funcionando bem”, diz Isabela. 

Independente do feedback ser positivo ou negativo, é importante que ele seja acompanhado de um exemplo real e pontual para que a pessoa que está recebendo essa informação consiga se lembrar do ocorrido. “No caso de um feedback negativo, é sempre interessante pontuar o que poderia ser diferente e melhorado”, explica. 

Gostou dessas dicas? Veja também como enfrentar o desemprego, dicas para voltar ao mercado de trabalho e onde estudar de graça ou gastando pouco para aprimorar seus conhecimentos e reforçar o currículo. 

E compartilhe este post para que mais amigos saibam como se sair bem em uma entrevista de emprego e impressionar a empresa na avaliação de desempenho! Não deixe, também, de consultar o seu CPF com a gente e destravar uma vida sem dívidas!