Ícone Whatsapp
Aprenda como fazer o dinheiro trabalhar para você 

Aprenda como fazer o dinheiro trabalhar para você 

27 de maio de 2024

Se você já ouviu alguém se questionando “como fazer o dinheiro trabalhar para mim”, e achou estranho, saiba que é possível sim fazer o dinheiro trabalhar para você. Mas, como isso funciona? 

Colocar o dinheiro para trabalhar para você é o mesmo que fazer bons investimentos e, a partir dos rendimentos, poder usufruir de uma vida mais tranquila ao longo do tempo. 

Para ajudar você a encontrar a resposta para essa pergunta de “como fazer o dinheiro trabalhar para mim”, te mostrando o caminho para chegar lá, preparamos este conteúdo. Continue a leitura para saber mais! 

 

O que quer dizer: fazer o dinheiro trabalhar para mim? 

Fazer o dinheiro trabalhar para você significa fazer bons investimentos que renderão juros ao longo do tempo. 

Em outras palavras, é fazer um investimento que ganhe valor ao longo do tempo e tenha rendimentos interessantes quando comparado o valor inicial do investido.  

 

Como posso fazer meu dinheiro render 

Basicamente, temos duas formas de fazer o dinheiro trabalhar a seu favor. A primeira delas é por meio dos rendimentos automáticos, a exemplo do recebimento de aluguéis, onde você recebe todos os meses um valor por ceder o imóvel. 

Também é possível receber rendimentos automáticos por meio de investimento em títulos públicos com pagamento semestral de cupom. Esse pagamento é uma renda recorrente e que cai na conta corrente. Com isso, é possível pagar os seus custos ou reinvestir esse dinheiro. 

Ainda é possível investir em fundos imobiliários, sendo que nessa modalidade de investimento você passa a investir em imóveis, mas de maneira indireta, ou seja, por meio da aquisição de um fundo de investimento.  

Mais uma forma de fazer o dinheiro trabalhar para você é investir em uma carteira de ações para receber bons dividendos. Aqui, você adquire participação em companhias que geram lucros, e recebe parte desses rendimentos após o pagamento das contas da empresa. 

Com esse dinheiro, você pode reinvestir para fazer o dinheiro trabalhar para você, ou simplesmente pagar as suas contas e viver de renda. 

 

Conheça algumas boas opções de investimento  

Se você está começando no mundo dos investimentos, é indicado iniciar por aqueles mais conservadores, sem ser obrigatoriamente a poupança, pois essa possui juros muito baixos em relação a outras opções do mercado. 

Assim, é possível investir em opções mais lucrativas e com menores riscos. Confira algumas opções de investimentos para “fazer o dinheiro trabalhar para você”! 

Tesouro Selic 

O Tesouro Selic é uma das opções para fazer o dinheiro trabalhar para você mais procuradas do mercado, se tratando de um investimento de renda fixa. Ele fica disponível na plataforma do Tesouro Direto. 

O funcionamento desse tipo de investimento é bem simples: você faz o empréstimo de capital para o Governo Federal usar em projetos de melhorias para o país e, em contrapartida, recebe rendimentos pela taxa Selic, tendo como vantagem a liquidez diária.  

Isso significa que você pode fazer o resgate do dinheiro quando quiser, sem ter de pagar taxas para isso. É por essa razão que a aplicação do Tesouro Direto é uma boa opção para quem pensa em fazer uma reserva de emergência. 

LCI e LCA 

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito de Agronegócio (LCA) são dois tipos de investimentos de renda fixa. As aplicações nesse tipo de investimento tendem a render mais que a poupança e seus dois grandes atrativos são a isenção do Imposto de Renda e a garantia Fundo Garantidor de Crédito (FSC). 

Os investimento em LCI e LCA podem variar entre: 

  • prefixado: com taxa fixa definida; 
  • híbrido: rendimento atrelado a uma taxa fixa mais um indicador,  que normalmente segue a inflação; 
  • pós-fixado: acompanha a inflação. 

Para investir em LCI e LCA você deve ter o capital inicial de R$5 mil, além de não precisar do dinheiro disponível de imadiato, pois possuem uma carência de 90 dias para resgatar qualquer valor. 

O que de fato diferencia o LCI do LCA é a forma com que o seu capital será utilizado. No LCA ele serve para incentivar investimentos no setor de agronegócio, já no LCI o dinheiro é direcionado para o mercado imobiliário. 

Tesouro IPCA 

O Tesouro IPCA corresponde a um investimento de renda fixa, sendo uma taxa fixa mais o desempenho do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). De forma prática, o Tesouro IPCA tem o rendimento de forma recorrente acima da inflação, sendo necessário manter o investimento até uma data de vencimento. 

Logo, o Tesouro IPCA é um investimento indicado para quem deseja acumular capital e não retirá-lo a curto prazo. 

Fundos de investimento 

Os fundos de investimento correspondem a aplicações financeiras coletivas. Isso significa que eles reúnem capital de várias pessoas e os valores são movimentados por um gestor profissional, que fica com a responsabilidade de tomar decisões a respeito dos investimentos, seguindo para isso uma estratégia. 

É importante que você saiba que cada fundo possui regras próprias, que são estabelecidas para que o gestor de investimento trabalhe e estabeleça os limites de exposição, custos ou público-alvo.  

Assim, você pode fazer aplicações em renda fixa, como os Fundos Referenciados (Fundo DI), que investem em títulos públicos.  

Já a renda variável representa os Fundos de Índice (ETFs), Fundos Imobiliários, entre outros, sendo investimentos indicados para iniciantes, pois contam com o conhecimento do gestor, que possui experiência no mercado.

 

Quais cuidados tomar ao investir  

Antes de começar a fazer o dinheiro trabalhar para você, é necessário tomar alguns cuidados. Acompanhe! 

Conheça o seu perfil de investidor 

O conhecimento da sua tolerância ao risco é o que determina o perfil do investidor.

Dessa forma, se você está começando e não quer correr muitos riscos como investir em ações ou ativos de renda variável, o seu perfil pode ser classificado como conservador, pois ainda não conhece os riscos que corre ao investir o seu dinheiro. 

Ao longo do tempo, ao conhecer melhor a dinâmica do mercado, pode se arriscar e chegar a ser um investidor arrojado, ou seja, mais tolerante ao risco. 

Comece pela reserva de emergência 

A reserva de emergência é o porto seguro de qualquer família. Logo, antes de começar a investir, você precisa garantir pelo menos 6 meses das suas despesas. Para que você coloque o dinheiro para trabalhar enquanto poupa, pode investir no título do Tesouro Selic que pode ser resgatado a qualquer momento. 

Diversifique sempre 

Diversificação nos tipos de investimento é uma das regras dos investidores, pois, com isso, você garante mais proteção para o seu capital.  

No contexto da renda fixa, o dinheiro pode trabalhar para você ainda com: 

  • CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliário); 
  • CDBs (Certificado de Depósito Bancário); 
  • Debêntures; 
  • RAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), entre outros. 

Já na renda variável, é possível apostar em ações de boas empresas, em Fundos Imobiliários, em Fundos de Ações, Bolsa de valores, Fundos Multimercados e em ETFs. 

Entendeu “como fazer o dinheiro trabalhar para você” é possível? Para isso, é indicado estudar o seu perfil de investidor e as opções de mercado a fim de diversificar as aplicações. 

Se você quer começar a investir sem ter débitos abertos no mercado, clique aqui e consulte o seu CPF na Recovery. Conosco, você consegue renegociar o que deve com até 98% de desconto e parcelas que cabem no seu bolso. Aproveite!