Ícone Whatsapp
Banco vendeu minha dívida e agora? Saiba quais seus direitos!

Banco vendeu minha dívida e agora? Saiba quais seus direitos!

08 de agosto de 2024

Banco vendeu minha dívida e agora?”. Saiba que essa prática é legal.  

O fato é que se você fez uma dívida com o banco, mas não conseguiu quitar, o banco irá cobrar esse débito.  

Porém, imagine quantas dívidas o banco tem nessa situação? Dessa forma, as instituições bancárias acabam, em algumas ocasiões, vendendo essas dívidas para assessorias que trabalham com a aquisição e cobrança de carteiras de créditos vencidos  

É importante saber que essa é uma prática comum e ao se deparar com essa situação, é importante saber que a recuperadora de crédito pode te apresentar condições melhores para que você consiga quitar o que deve.  

Portanto, confira neste conteúdo o que acontece quando sua dívida é vendida e entenda quais são os seus direitos e oportunidades para quitar as dívidas. Acompanhe até o final! 

 

Banco vendeu minha dívida e agora? É legal? 

Sim, é legal empresas e instituições financeiras venderem suas carteiras de crédito para outras instituições financeiras ou empresas de recuperação de crédito. 

Isso é conhecido como securitização de dívidas, ou venda de carteiras. O processo envolve a transferência de dívidas inadimplentes ou não para terceiros, geralmente por meio de contratos de cessão de crédito

 

Por que o banco vendeu a dívida? 

Os bancos e outras instituições financeiras podem optar por vender dívidas por várias razões estratégicas e financeiras.  

Como é o caso da recuperação de parte desses débitos não pagos. Quando uma dívida está atrasada, a instituição financeira pode vender essas dívidas para recuperadoras de crédito, para que o banco não saia em total prejuízo.  

Assim, o dinheiro da venda ajuda as empresas a reinvestirem nos seus negócios, sendo uma forma de conviver com a inadimplência e manter os negócios funcionando. 

 

Como saber se a dívida foi vendida? 

Quando a questão é “banco vendeu minha dívida e agora”, para saber se o débito foi mesmo vendido, é recomendável entrar em contato com a instituição financeira original com a qual a dívida foi contraída e solicitar informações sobre a situação atual.  

Caso a dívida tenha sido vendida para outra instituição, como uma recuperadora de crédito, a instituição original deve informar sobre a transferência. No caso, você deve ter acesso a informações como o nome da nova empresa detentora da dívida e contatos para confirmar essa transação. 

É possível que a empresa tenha tentado falar com você a partir de e-mails ou ligações que podem ter passado batido. Por isso, confira seus canais de comunicação para entender se a recuperadora tentou fazer contato com você para informar sobre a venda da dívida. 

 

Banco vendeu minha dívida e agora, quais os meus direitos? 

Quando uma dívida é vendida para outra instituição, o devedor mantém seus direitos originais conforme estabelecido no contrato original de empréstimo

Isso inclui o direito à notificação da transferência da dívida e informações detalhadas sobre a nova instituição credora. Assim como detalhes sobre a manutenção dos termos originais do contrato de empréstimo.  

 

O que fazer para regularizar? 

Se você está passando por essa situação na qual teve sua dívida vendida, saiba que, para regularizar a situação, é aconselhável seguir alguns passos importantes. Acompanhe! 

  • Entre em contato com a nova instituição credora, ou empresa que está fazendo a gestão da sua dívida, para entender a situação atual da dívida e negociar um plano de pagamento viável.  
  • Analise suas finanças para determinar quanto você pode pagar regularmente sem comprometer sua estabilidade financeira.  
  • Cumpra o plano de pagamento negociado. 
  • Mantenha uma comunicação aberta com a instituição credora para atualizá-los sobre qualquer mudança em sua situação financeira e ajustar o plano, se necessário. 

 

A empresa que comprou a dívida pode negativar o nome do devedor? 

Sim, em muitos casos, uma empresa que comprou uma dívida pode negativar o nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).  

A negativação do nome do devedor é uma prática legal em muitos países, incluindo o Brasil. Ela tem como objetivo alertar outras instituições financeiras e credores sobre a inadimplência do indivíduo, tornando mais difícil a obtenção de crédito. 

No entanto, é importante observar que existem regulamentações e diretrizes que estabelecem regras para a negativação de devedores.  

Essas regras variam de acordo com a legislação local e podem: 

  • impor limites ao tempo em que um nome pode permanecer negativado; 
  • exigir notificação prévia ao devedor; 
  • entre outras medidas para garantir que o processo seja justo e transparente.  

Agora que você sabe que é possível reverter a situação “banco vendeu minha dívida e agora”, aproveite as facilidades apresentadas pelas recuperadoras de crédito e renegocie sua dívida ganhando descontos e parcelas que cabem no seu bolso. 

Nós da Recovery fazemos a gestão de dívidas bancárias vendidas, portanto, se você tem dívidas com instituições financeiras como Itaú, Bradesco, Banco Pan e dentre outras, é possível renegociar o que deve com descontos especiais de até 99%.  

Para isso, clique aqui e consulte o seu CPF para conferir se a sua dívida está sob nossa gestão. Se estiver, você pode renegociar diretamente na nossa plataforma online de forma rápida e segura. Através desse canal, você pode receber descontos de até 99% e parcelas a partir de R$50. Aproveite!