Ícone Whatsapp
Transferir dívida de empréstimo para outra pessoa: é possível?

Transferir dívida de empréstimo para outra pessoa: é possível?

29 de maio de 2024

Como aumento do endividamento no Brasil, muitos podem se perguntar: “transferir dívida de empréstimo para outra pessoa é possível”? Além disso, quais são os requisitos legais e os desafios associados a esse processo? 

Neste conteúdo, confira em detalhes se é possível fazer a transferência de dívidas de empréstimos para outras pessoas e os aspectos jurídicos envolvidos nessa situação. Acompanhe até o final! 

 

O que é a transferência de dívida 

A transferência de dívida é uma opção que possibilita mover uma dívida de uma instituição financeira para outra. Esse processo é feito, normalmente, com o intuito de assegurar condições mais favoráveis como juros menores, por exemplo.  

Essa prática é permitida pelo Banco Central conforme explicitado na Resolução nº 4.292

Assim, há duas formas de realizar a transferência de dívida.  

A primeira é a portabilidade de crédito, que permite transferir um empréstimo para outra instituição financeira. Nesse caso, o montante devido deve ser liquidado no banco original e o contrato é encerrado. 

A outra forma é conhecida como transferência de débito. Nessa situação, tanto a propriedade quanto a obrigação de pagar a dívida são transferidas para outra pessoa.  

Isso é comum em transações de compra e venda de imóveis e veículos, por exemplo. 

 

É possível transferir dívida de empréstimo para outra pessoa?  

Sim, no Brasil, é possível transferir uma dívida de empréstimo para outra pessoa. 

No entanto, isso depende das políticas e condições específicas da instituição financeira em questão, bem como das leis e regulamentos aplicáveis.  

Essa transferência pode ser feita através de um processo formal chamado de “cessão de crédito”. 

Nele, o devedor original, ou a pessoa que tinha a dívida, com o consentimento da instituição financeira, pode transferir a sua dívida para outra pessoa mediante a assinatura de um contrato de cessão de crédito.  

Nesse contrato, as partes estabelecem os termos e condições da transferência, incluindo as responsabilidades e os direitos do cedente (devedor original) e do cessionário (novo devedor). 

No entanto, é importante saber que, mesmo que a transferência seja aprovada, a instituição financeira irá avaliar o perfil de crédito do novo devedor para garantir que ele possua a capacidade financeira de arcar com a dívida.  

 

Como funciona a transferência de dívida 

Quando o assunto é transferir dívida de empréstimo para outra pessoa, é preciso seguir as regulamentações específicas.  

Aqui está um resumo geral de como essas transferências de dívidas funcionam: 

Transferência de dívida de veículo 

A transferência de dívida de um veículo, como um carro ou uma motocicleta, pode ocorrer por meio de um processo de venda do veículo com a quitação da dívida associada a esta venda. 

O comprador pode assumir a dívida existente, se concordar com as condições do financiamento e se for aprovado pela instituição financeira.  

Transferência de dívida de imóvel 

Transferir dívida de empréstimo para outra pessoa é bastante comum no caso de imóveis. 

O comprador pode assumir a dívida remanescente, desde que atenda aos critérios estabelecidos pelo credor e concorde com os termos do empréstimo existente.  

Transferência de dívida entre bancos 

A transferência de dívida entre bancos pode ocorrer quando um devedor transfere a dívida de um banco para outro com condições mais favoráveis. A exemplo taxas de juros mais baixas ou prazos de pagamento mais longos.  

Nesse caso, o novo banco quita a dívida com o banco original e estabelece um novo contrato de empréstimo com o devedor. Esse novo acordo deve seguir as políticas e condições da nova instituição. 

 

Vale a pena comprar uma dívida?  

Existem certos riscos e considerações que devem ser avaliados antes de decidir comprar uma dívida, como o seu orçamento e disponibilidade para pagar essa nova dívida, além das condições do mercado. 

Por isso, é recomendável realizar uma análise detalhada das condições financeiras do devedor, do histórico de pagamentos e de quaisquer garantias associadas à dívida.  

Agora que você sabe que transferir dívida de empréstimo para outra pessoa é possível, lembre-se de consultar a legislação e contar com a ajuda de especialistas para garantir transações mais seguras. 

E se você quer quitar suas dívidas antes de fazer novos acordos, aqui na Recovery você consegue descontos especiais de até 99%. Clique aqui e consulte seu CPF conosco