Ícone Whatsapp
consórcio aumenta score de crédito - Grupo Recovery

Consórcio aumenta score de crédito? Entenda melhor!

22 de maio de 2024

Afinal, consórcio aumenta score de crédito?

O score de crédito é uma das principais dúvidas de quem precisa de crédito no mercado. Em primeiro lugar, é preciso entender que o score funciona como um “termômetro” para avaliar a probabilidade de uma pessoa manter as contas em dia.

Dessa forma, a instituição antes de liberar o crédito, pode consultar o score de crédito para ter maior segurança de pagamento na liberação do contrato.

Logo, se você já possui um consórcio, pagar todas as prestações do consórcio pode ser um bom indicativo para o aumento do score, mas não é o único fator a influenciar esse aumento.

Confira a seguir como funciona o score de crédito e a sua relação com o pagamento de contas em dia e liberação de crédito na praça. Acompanhe até o final!

 

O que é o score de crédito? 

O score de crédito é uma medida estatística que avalia a probabilidade de uma pessoa ou empresa cumprir com suas obrigações financeiras, como pagar empréstimos, financiamentos ou contas em dia.

Esse sistema de pontuação, muito utilizado por instituições financeiras, é baseado em diversos fatores, incluindo:

  • histórico de pagamento;
  • dívidas existentes;
  • tempo de crédito;
  • tipos de crédito utilizados;
  • novas solicitações de crédito.

Quanto mais alto o score de crédito, maior a confiança das instituições financeiras de que o indivíduo é um bom pagador.

Isso pode resultar em melhores condições de empréstimo e crédito.

 

Realizar um consórcio aumenta o score de crédito? 

O consórcio em si não influencia de forma direta na pontuação do score, mas o comportamento financeiro responsável associado a ele pode ter um impacto positivo no score de crédito.

Isso ocorre porque os consórcios não envolvem empréstimos ou linhas de crédito tradicionais.

No entanto, manter um consórcio em dia e realizar os pagamentos de forma pontual pode refletir de forma positiva em seu histórico financeiro.

Essa situação pode contribuir para a melhoria do score ao longo do tempo.

 

É preciso um score alto para fazer um consórcio? 

Não necessariamente.

Os consórcios têm critérios mais flexíveis do que outros tipos de crédito, como empréstimos ou financiamentos.

Portanto, mesmo pessoas com um score de crédito mais baixo podem participar de um consórcio.

No entanto, é importante notar que a análise de crédito pode ser realizada no momento da inscrição no consórcio. Isso acontece para determinar a capacidade de pagamento do consorciado.

Assim, um score mais alto pode ser vantajoso para obter melhores condições de pagamento ou garantir a aprovação em um consórcio com requisitos mais rígidos.

No entanto, não é um requisito necessário para participar de um consórcio.

 

Quais medidas ajudam a aumentar o score de crédito? 

Existem várias medidas que podem ajudar a aumentar o score de crédito ao longo do tempo. Algumas delas incluem:

1. Atualize seu cadastro e renda

As informações de endereço e renda ajudam a empresa que vai conceder o crédito a saber que ela pode te encontrar facilmente e que você terá dinheiro para pagar o crédito. É o básico. Ninguém empresta dinheiro sem saber que o outro irá pagar, certo?

O primeiro passo para ganhar pontos na análise de crédito, então, é atualizar seu cadastro na financeira ou banco onde você tem conta. Para tanto, é importante que você envie comprovantes de endereço e renda e outros documentos que pedirem. É bom fazer isso também no Serasa e no SPC, caso você tenha cadastro nessas empresas

 2. Vá com calma

O alívio de sair das dívidas é enorme e muitas pessoas, quando conseguem limpar o nome, tendem a ir logo atrás de crédito. Mas isso pode ser ruim para o score.

A instituição financeira pode entender que essa pessoa está tentando se endividar novamente.

Então, se você saiu ou vai sair das dívidas em breve, vá com calma. Espere alguns meses antes de pedir empréstimos.

Outro ponto importante: quando você pede empréstimo em várias instituições diferentes dentro de um intervalo curto de tempo, a tendência é seu score cair. Por isso, quando for buscar qualquer tipo de crédito e não conseguir, espere um tempo razoável antes de tentar novamente.

3. Mantenha suas contas em dia

O pagamento das contas em dia é um fator que pesa bastante no score e na análise de crédito, tá? Por isso, é importante se organizar financeiramente, esteja você endividado ou não.

Para não esquecer de pagar nada no vencimento, coloque no débito automático, crie um lembre no celular ou grude a fatura na geladeira. E se as coisas ficarem apertadas, tente encontrar uma forma de fazer um dinheiro extra para evitar o atraso.

Confira no blog da Recovery como você pode fazer renda extra com diversas opções de negócios.

Agora que você sabe que não necessariamente um consórcio aumenta score de crédito, mantenha as suas contas em dia para alcançar uma maior pontuação do score e conte com a Recovery para voltar a realizar os seus sonhos!

Se a sua dívida estiver sob gestão da Recovery, você pode negociá-la com até 99% de desconto e parcelas a partir de R$50. É a sua oportunidade de quitar dívidas com condições que cabem no seu orçamento. Clique aqui e consulte o seu CPF ou CNPJ na Recovery.