Ícone Whatsapp
Saiba como aumentar o score de crédito antes de solicitar crédito 

Saiba como aumentar o score de crédito antes de solicitar crédito 

16 de maio de 2024

Entender como aumentar o score de crédito é importante para conseguir financiamentos e aprovação de crédito junto às instituições financeiras.  

Isso porque uma boa pontuação no score é um fator importante na hora da avaliação do seu perfil pelas empresas. Dessa forma, se você possui uma pontuação que se encaixe na qualificação necessária, você tem mais chances de conseguir crédito com maior facilidade.  

Quer saber tudo sobre como aumentar o score de crédito do seu CPF? Então, confira as dicas que separamos para você no conteúdo abaixo. Boa leitura!

 

Entenda o que é o score de crédito   

O score de crédito é uma nota (pontuação) que cada pessoa recebe, determinada por um histórico financeiro. Todo consumidor que possui contas em seu nome tem, de forma automática, um score atrelado ao seu CPF. 

Esse score é consultado por bancos, lojistas e outras instituições financeiras na hora de aprovar crédito. 

A pontuação do score varia entre 0 a 1000, e é calculada por instituições especializadas em pesquisa e monitoramento de crédito, a exemplo da Boa Vista, SPC e Serasa.  

 

Como funciona o sistema de score

O funcionamento do score é bastante simples: à medida em que você paga suas contas em dia, seu score vai aumentando.  

Esse sistema de sinalização de crédito é utilizado para informar às instituições financeiras e lojas de comércio e serviços se o consumidor é um bom pagador.  

Além disso, a sua pontuação no score também é capaz de indicar se você tem mais ou menos chances de cair na inadimplência. Um score mais alto indica que você tem uma maior probabilidade de pagar seus débitos, e, com isso, maior facilidade na hora de conseguir crédito.  

 

Saiba o que é considerado um bom score de crédito       

Instituições de proteção de crédito consideram um bom score pontuações a partir de 700 pontos.  

Separamos para você a seguir como as instituições de crédito e empresas avaliam essa pontuação. Acompanhe!  

Score de 0 a 300  

Considerado um score baixo, pois mostra que existe possivelmente uma chance maior de inadimplência. Por isso, quem possui uma pontuação nesse nível pode acabar tendo mais dificuldade de conseguir crédito e, quando consegue, os juros podem ser maiores.    

Score de 301 a 699  

O Score médio indica risco mediano de inadimplência. Quem possui um score nessa faixa tem mais chances de conseguir crédito com juros em valores intermediários. 

Score de 700 a 899  

Quem está nessa faixa tem um score bom, com baixo risco de inadimplência. Por isso, os limites de crédito costumam ser mais altos e os juros mais baixos 

Score de 900 a 1000  

Quem possui score nessa faixa possui uma pontuação excelente e as chances de inadimplência baixíssimas. É por isso que pessoas que possuem um cadastro positivo conseguem crédito alto com mais facilidade, e taxas de juros bem interessantes junto às instituições financeiras 

 

Qual a importância de aumentar o score 

Aumentar o score, ou pontuação de crédito, é importante por várias razões. Aqui estão algumas delas: 

Aprovação de crédito 

Ter um score alto aumenta suas chances de ser aprovado para um empréstimo, cartão de crédito ou outras formas de crédito. Isso ocorre porque as instituições financeiras geralmente usam o score para avaliar o risco de emprestar dinheiro a um indivíduo. 

Taxas de juros mais baixas 

Quando você tem um score alto, é mais provável que receba taxas de juros mais baixas em seus empréstimos e cartões de crédito. Isso pode economizar muito dinheiro ao longo do tempo, especialmente em empréstimos e financiamentos de longo prazo. 

Melhor negociação 

Com um score alto, você pode ter mais poder de negociação com as instituições financeiras.

Aluguel de imóveis 

Muitos proprietários e empresas de gestão de imóveis usam o score de crédito como parte do processo de seleção de inquilinos.  

 

Em quais situações o score de crédito é utilizado 

O score de crédito é utilizado por empresas financeiras para avaliar a capacidade de um indivíduo em pagar suas dívidas e o risco de conceder crédito a essa pessoa.  

Assim, o score de crédito é utilizado no caso de solicitação de: 

  • financiamentos; 
  • empréstimos; 
  • cartão de crédito. 

 

Qual o prazo para o score aumentar 

A verdade é que não existe por lei uma data definitiva para a atualização do score de crédito. Contudo, após a quitação de dívidas, a tendência do score subir, indicando um bom comportamento do consumidor.  

 

Conheça as vantagens em ter um score positivo  

Manter um bom score, ou seja, com pontuação acima de 700, garante várias vantagens para o consumidor. Separamos algumas para você conhecer a seguir. Acompanhe! 

Maior probabilidade em conseguir crédito 

Quanto maior o Score, maiores são as suas chances de conseguir taxas de juros mais baixas e uma melhor aceitação das instituições financeiras e empresas para conceder crédito 

Facilidade em financiamentos 

Como já comentamos, quanto mais as pessoas pagam as contas em dia ou até mesmo adiantado, maior as chances de conseguir crédito a juros mais baixos.  

Isso significa mais liberdade para você fazer as suas escolhas! Portanto, para quem deseja financiar um imóvel ou veículo, manter o Score alto é muito importante!  

Aumento no limite do cartão de crédito  

Você está cansado de solicitar aumento no limite do seu cartão de crédito e sempre recebe uma negativa? A questão pode estar na pontuação do seu score. Por isso, é preciso estar atento 

Maiores valores em empréstimos 

comentamos que uma das vantagens de aumentar o score é ter um bom limite de crédito. Com isso, você tem maiores chances de conseguir empréstimos e financiamentos com juros bem menores 

 

5 dicas de como aumentar o score 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a pontuação do score, veja como aumentá-lo. rapidamente!  

  1. Negocie e quite suas dívidas

Estar com as contas em dia é fundamental para aumentar as suas chances de ter um score mais alto.  

Por isso, se você tem contas atrasadas, a melhor coisa a fazer é priorizar o pagamento dessas dívidas, negociando com os credores o quanto antes.  

Para consultar seu CPF com a Recovery e entender a sua situação, clique aqui.

  1. Pague em dia ou com antecedência

Já revelamos que ter um histórico de pagamento de contas em dia é fundamental para aumentar o score de crédito do seu CPF.  

Caso você tenha dificuldade de organizar a sua rotina com o pagamento de contas, uma boa opção é incluir todas as contas no débito automático.   

Grande parte das empresas já oferecem esse serviço. Com isso, você não corre o risco de esquecer de pagar e ter o seu CPF negativado.  

  1. Mantenha suas informações atualizadas

Manter as suas informações atualizadas é fundamental para aumentar o score de crédito do seu CPF.  

Para isso, basta atualizar os seus dados pessoais nas instituições de avaliação de crédito e também em bancos e birôs de crédito.  

Quanto mais precisas forem as informações básicas sobre você como renda, endereço e telefone, mais confiável será o seu cadastro. 

  1. Faça o cadastro positivo

O cadastro positivo é um banco de dados que abriga um histórico do comportamento de crédito dos consumidores. Logo, nesse cadastro é possível reunir informações sobre como cada cliente paga as suas contas. 

Para isso, são avaliados dados como inadimplência, prazos de pagamentos e outros compromissos financeiros. O cadastro positivo pode ser feito em birôs de crédito, como Boa Vistae Serasa.

  1. Tenha as contas no seu nome

O score analisa o histórico de bom pagador, e esse dado fica atrelado ao CPF do consumidor. Logo, quanto mais contas você estiver em seu nome, com elas sendo pagas em dia, maiores são as chances de você aumentar o seu score de crédito. 

Viu como aumentar o seu score de crédito não é algo tão difícil? Mantenha as contas em dia e siga essas dicas para ter mais crédito na praça! 

Se você quer se livrar das dívidas, conheça nossa renegociação de débitos onde você pode ganhar até 99% de desconto para quitar o que deve e se livrar das dívidas. Clique aqui e acesse o nosso site.